Usina Hidrelétrica de Itá

Usina Hidrelétrica de Itá ou UHE ITÁ está localizada no rio Uruguai, na divisa dos municípios de Itá, e Aratiba, aproveitando um desnível de 105 metros entre a foz do rio Apauê e a foz do rio Uvá, tendo uma capacidade instalada de 1.450 MW. A região, de relevo marcadamente dobrado, com o vale do rio encaixado e de alta declividade, é resultado de uma seqüência de derrames basálticos de formação geológica da Serra Geral.

O reservatório da UHE ITÁ inunda aproximadamente 103 km² de terras, em sua maioria caracterizadas por minifúndios com área média de 17 ha, abrangendo um total de onze municípios, sete em Santa Catarina: Itá, Arabutã, Concórdia, Alto Bela Vista, Ipira, Peritiba, Piratuba; e quatro no Rio Grande do Sul: Aratiba, Mariano Moro, Severiano de Aleida e Marcelino Ramos.

As estruturas de vertimento são compostas por dois vertedouros de superfície de ogiva baixa e controladas por comportas, com 49 940 m³/s de capacidade total. O vertedouro principal, com seis comportas, está localizada na ombreira direita da barragem, enquanto o vertedouro auxiliar, com quatro comportas, na margem esquerda sobre os túneis de desvio superiores.

As estruturas de geração, situadas na ombreira esquerda, são constituídas por uma tomada d’água formada por cinco blocos encaixadas na rocha, cujos vãos são controlados por cinco comportas de emergência; cinco túneis forçados de 8m de diâmetro, escavados em rochas, revestidos em concretos e parcialmente blindados; e uma casa de força do tipo abrigada, que aloja cinco unidades constituídas por geradores de eixo vertical, acionados por turbinas do tipo Francis, com potência nominal de 290 MW.